Ossain Orixa o dono de todas as folhas

Postado por: Ebomi at 08:42 3 Comentarios
Ossain ou Osanhe com é chamado é o Orixá dono e protetor de todas as folhas do culto aos orixás. Este Orixá é a energia mágico/curativa das folhas (ervas).

Seu interesse pela ciência tornou-o um solitário desde que desceu o Orun (o céu Yoruba). Embrenhou-se pelas florestas e vive para descobrir e se apoderar dos segredos mágicos das folhas, o elemento mais importante, sem dúvida, no candomblé. Alguns mitos dizem que  

Ossain aprendeu o segredo das folhas

Ossain aprendeu os segredos das folhas com Aroni, uma espécie de gnomo africano, que tem uma perna só, e com os pássaros, alguns deles a forma tomada pelas temíveis feiticeiras africanas (ajé) Iyami Osorongá, cujo nome não deve ser pronunciado para não atraí-las.

ossain - Osanhê - Ossanha - Ossayin - orixá - candomblé - folhas - história e lendas


Sentindo-se sozinho, enfeitiçou Oxossi, a quem sempre encontrava nas matas, e o levou para os fundos destas onde lhe ensinou muitos segredos e pretendia mantê-lo, (alguns mitos dizem que como amigo, outros dizem que como amante) o que Iemanjá e Ogum não permitiram, voltando Ossain a sua solidão.
  • Leia também:

Quem é Ossain – Ossãe?

Segundo o mito, Xangô, o deus do trovão, desejando obter os fundamentais poderes de Orixá Ossain, pediu à sua mulher, Iansan, a deusa dos ventos e das tempestades, que venta se muito no lugar onde morava Ossain, para que as folhas sagradas que guardava em sua cabaça de segredos fossem espalhadas e ela pudesse apanha-las. Por seu amor a Xangô, Iansan assim fez. No entanto, quando o vento espalhou as folhas todos os orixás correram para apanha-las, sabendo de seus poderes.

Ossain

Ossain, ao ver o que acontecia, pronunciou palavras mágicas que solicitavam que as folhas voltassem às matas, sua casa e seu domínio. Todas as folhas voltaram, mas cada orixá ficou conhecendo o poder daquelas que conseguiu apanhar. Só que elas não tinham o mesmo Asé (poder e energia) do que quando estavam sob o domínio de Ossayin,.

Para evitar novos episódios de roubo e inveja, Ossain permitiu, então, que cada orixá se tornasse dono de algumas folhas cujo poder mágico de conhecimento e de cura ele liberaria quando lhe pedissem ao retira-las de suas plantas. Em troca exigiu que jamais cortassem ou permitissem o corte de uma planta curativa ou mágica.

Toda a medicina Yoruba se baseia, portanto, nos poderes de Ossain é irmão de Obaluaiê, sobre as folhas-remédio e Obaluaiê, o deus que rege as doenças graves. Ambos os orixás são muito temidos e respeitados, porque também entre os Iorubas, o mesmo princípio que cura, mata. Remédio e veneno são questão de grau. Este Orixá é cultuado somente no culto aos Orixás (Candomblé), não fazendo parte da Umbanda.

Ossain e suas características

  • Dia da semana: quinta-feira
  • Cores: verde escuro (cor do “sangue” das folhas).
  • Elemento: ar
  • Símbolo: um ramo de folhas com um pássaro pousado, indicando seus poderes de cura e de magia.
  • Comida: milho (Comida de Ossain)
  • Saudação: Ewe! Assa, assa ô! (oriki de Ossain)
  • Folhas: peregun e todas as folha pertence ao orixá ossain
  • Odu regente: Iká-Ori


Categorias: , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

3 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog, pois dizem que sou de ossain. e acredito que sou sim pois acabei de ler sua historia, e me encontrei perfeitamente nela . bjuss

    ResponderExcluir
  2. LOGO AS LENDAS,BANH0S,SAUDAÇÕES, ARQUÉTIPOS, PERSONALIDADES E ETC... DE OSSAIN E DOS OUTROS ORIXÁS ESTARÁ COMPLETO, POIS TIVE MUITA DOR DE CABEÇA PARA MUDAR O VISUAL DO BLOG.
    ABRAÇOS QUALQUER COISA É SÓ POSTAR.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber qdo a gente sente aromas , Ossin qur dizer alguma coisa para mim. Faz vários dias que estou sentindo fortes aroms . Neste momento não consigo defenir , pois está tão forte , chega dar dor de cabeça. Sou filha de Iansã e Oxalá. Por favor me ajudem ,não estou aguentando o cheiro de tão forte que está . Meu E:mail é angellinagpasqueta@hotmail.com . Fico esperando resposta Axé !!1

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top